Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Convenção de condomínio desatualizada: e agora?


A convenção de condomínio é um dos conjuntos de normas mais importantes para regular as relações em torno dele. O Código Civil traz regras que devem ser cumpridas por todas as demais leis condominiais. Por esse motivo, trazemos a solução para o caso em que a convenção de condomínio está desatualizada em relação à lei federal. Acompanhe!

A convenção de condomínio desatualizada

O “novo” Código Civil é uma lei federal (Lei nº 10.406/2002) que foi promulgada em 2002. Uma convenção de condomínio desatualizada é aquela escrita conforme as normas anteriores àquele ano, quando tratar sobre a mesma matéria. Quando a convenção trata de forma diversa um assunto que também é abarcado pelo Código, está violando a lei.

Isso porque, no Direito Brasileiro, existe uma hierarquia de normas, sendo que a lei inferior deve estar de acordo com a lei superior. Aplicando isso ao condomínio, temos a seguinte ordem hierárquica: Constituição, leis, convenção de condomínio, regimento interno e deliberações da assembleia (documentadas em ata). Ou seja, a convenção sempre deve estar de acordo com o Código quando falarem sobre o mesmo assunto.

Se o Código não tem disposição sobre determinada matéria e a convenção possui, ainda que seja anterior à lei, não estará desatualizada. Ou ainda, se a lei aborda um assunto de forma genérica e a convenção obedece ao preceito genérico, mas estabelece regras mais específicas, também não a viola.

Um exemplo interessante é o art. 1.352, parágrafo único, do Código Civil. Ele dispõe que “os votos [nas deliberações de assembleia]serão proporcionais às frações ideais no solo e nas outras partes comuns pertencentes a cada condômino, salvo disposição diversa da convenção de constituição do condomínio”.

O Código Civil de 2002

O Código apresenta, dentro do direito das coisas, as disposições sobre a propriedade, e, consequentemente, sobre o condomínio. Os principais pontos abordados são:

  • Definição e registro do condomínio edilício;
  • Direito e deveres dos condôminos;
  • Convenção de condomínio;
  • Administração: síndico (eleição, função, deveres, destituição), conselho fiscal, representação (administradoras, síndicos profissionais);
  • Assembleias;
  • Extinção do condomínio;
  • Outros pontos gerais como obras, seguro obrigatório, dívidas, multas, partes comuns, vagas.

Lei condominial deve ser sempre revista


O Código Civil dispõe que a realização de obras úteis no condomínio depende de voto da maioria dos condôminos. Se a Convenção de Condomínio for anterior a 2002 e prever um quórum de aprovação diferente do que foi estabelecido pela lei, ela está desatualizada.

Por isso, o síndico dos condomínios instituídos anteriormente a esta data deve rever os pontos que podem estar em desconformidade com o Código Civil, a fim de evitar o conflito de normas que pode surgir. Em geral, são as cláusulas que envolvem prazos, como o mandato do síndico e dos membros doConselho Fiscal, e quóruns (convocação de assembleia, deliberação e aprovação).

Quórum para modificação da convenção de condomínio

O síndico que perceber que a convenção do condomínio está desatualizada, seja anterior ou não ao Código Civil, deve convocar uma assembleia de condôminos para expor a necessidade de se corrigir as disposições da lei condominial.

A alteração da convenção de condomínio depende da aprovação de 2/3 dos votos dos condôminos.

Se você é síndico e percebeu que a convenção de condomínio não está de acordo com o Código Civil, deve proceder ao ajuste para evitar conflitos de normas.

(Fonte: TudoCondo)

_________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) Cuidados do síndico para a cobrança eficaz da taxa condominial

2) Condomínio e relações de Consumo

3) Condomínio - Locação por temporada ou Airbnb

_________________________________________________

Combo de Petições 7 em 1 - ICMS cobrado nas Contas de Energia - Exclusão do ICMS da Base de Cálculo PIS/CONFINS - PBC TOTAL - Entre outros! Confira!!
MELHOR CURSO PRÁTICO ONLINE DO NOVOCPC!! Modelos de Petições Atualizadas, Súmulas, Jurisprudência, Doutrina + 3 Bônus!!
  • Sobre o autorADIMPLENTE REGULARIZAÇÃO IMOBILIÁRIA
  • Publicações250
  • Seguidores168
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3526
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/convencao-de-condominio-desatualizada-e-agora/599763173

Informações relacionadas

Alexandre Callé, Advogado
Artigoshá 7 anos

Alteração da Convenção e do Regimento ou Regulamento Interno do Condomínio. Será que é possível?

Igor Souza, Bacharel em Direito
Modeloshá 3 anos

Contestação c/ pedido contraposto Danos Morais Juizado especial

Roberval Júnior, Professor
Modeloshá 4 anos

Modelo de Convenção de Condomínio sob o regime do Novo Código Civil

Mayara Pereira, Advogado
Artigoshá 5 anos

A convenção do meu condomínio é muito antiga, ela é válida?

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Convenção De Condomínio

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

No meu ponto de vista, há síndicos que prezam pela sua própria segurança e acompanham a legislação e a convenção. Entretanto, há síndicos que se acham "poderosos", administram como se o condomínio fosse a sua casa, não aceitam opiniões de condôminos e, raramente, convocam AGE. Dessa forma, este documento nos relembra pontos conflitantes, para o repasse ao administrador condominial, seja pessoa física ou jurídica. continuar lendo

Absolutamente questionável. A Convenção de Condomínio faz lei entre as partes. A Constituição Federal assegura que a lei não prejudicara o ato jurídico e perfeito. Vejo que a Convenção que estava de acordo com a lei quando foi redada, não há motivo para reformar para se adequar a lei, exceto por algum capricho ou para alguém que desconhece a que a lei posterior não invalida um documento entre as partes que foi formalizado em tempo anterior. Penso que era isso! continuar lendo

Penso q nenhum síndico tem esse tipo de informação e, portanto, pouco lhe importa se está atualizada ou não, violando leis. Sabe-se q a atualização demanda bastante gastos, o q vem contra a vontade de todos os condôminos. Muito pelo contrário, o q se vê a todo instante é síndico violando a convenção em proveito próprio. Exatamente como um cargo eletivo de maior importância... continuar lendo

E se a assembleia de condôminos para expor a necessidade de se corrigir as disposições da lei condominial, não tiver quorum de 2/3 dos condôminos para a alteração da convenção de condomínio, como se resolve isso? Alguém poderia ajudar-me? continuar lendo

Achamos, com a vênia, que é devida, que uma nova convocação, e se for urgente, numa ASS. EXTRA ESPECÍFICA PARA TAL, e ainda não havendo quorum, notificação extra ,a todos os condôminos, com recebimentos, sabendo, eles, que após haverá uma posição judicial, tendo em vista as necessidades , daquele ato.

. continuar lendo