Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Proprietário atual só responde por dívida condominial antiga se ela for posterior ao registro do condomínio


O registro da convenção de condomínio é o momento no qual a obrigação pelas taxas condominiais passa a ter caráter propter rem, por isso as dívidas anteriores a essa data devem ser cobradas de quem era o proprietário do imóvel à época.

Com esse entendimento, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu parcial provimento ao recurso do atual proprietário, inscrito em cadastro de devedores por dívidas condominiais da época em que o imóvel ainda era do antigo dono.

O recorrente foi inscrito em serviço de proteção ao crédito pelo não pagamento de cotas condominiais no período de outubro de 2008 a março de 2010. Ele adquiriu o imóvel em 31 de março de 2010.

No recurso, sustentou que, ao tempo da formação da alegada dívida, o edifício não preenchia os requisitos legais para ser considerado um condomínio, e dessa forma o débito teria natureza pessoal, e não propter rem, devendo a cobrança ser dirigida ao proprietário anterior.

A ministra Nancy Andrighi, relatora do recurso, citou o Tema 882 dos recursos repetitivos para afirmar que, na ausência de condomínio formalmente constituído, é preciso anuência do associado para que este se torne responsável pelas dívidas relacionadas à associação de moradores.

“Previamente ao registro da convenção de condomínio, as cotas condominiais não podem ser cobradas junto ao recorrente. Porém, aquelas dívidas surgidas posteriormente à convenção devem ser consideradas de natureza propter rem”, justificou a relatora.

Marco divisor

A relatora destacou que, uma vez constituído o condomínio, a jurisprudência do STJ aponta no sentido de que todas as obrigações condominiais decorrentes têm caráter propter rem.

“Devidamente estabelecido o condomínio, todas as despesas condominiais são obrigações propter rem, isto é, existentes em função do bem e, assim, devidas por quem quer que o possua”, explicou a ministra.

A convenção do condomínio foi registrada em julho de 2009, e é preciso, segundo a relatora, estabelecer o correto marco temporal a partir do qual as dívidas condominiais são devidas pelo recorrente, atual proprietário do imóvel.

Segundo ela, previamente ao registro da convenção de condomínio, as cotas condominiais não podem ser cobradas do recorrente. “Porém, aquelas dívidas surgidas posteriormente à convenção (09/07/2009) devem ser consideradas de natureza propter rem e, portanto, são também oponíveis ao recorrente”, resumiu a relatora ao justificar o parcial provimento.

(Fonte: STJ)

_________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) Cuidados do síndico para a cobrança eficaz da taxa condominial

2) Condomínio e relações de Consumo

3) Condomínio - Locação por temporada ou Airbnb

_________________________________________________

GUIA USUCAPIÃO 2018 - Entenda todos os requisitos de todas as espécies do Usucapião! Confira!!

COMBO DE PETIÇÕES - 14X1 - Direito Imobiliário/ Família/ Previdenciário / Penal / Trabalhista/ Cível...

  • Sobre o autorADIMPLENTE REGULARIZAÇÃO IMOBILIÁRIA
  • Publicações250
  • Seguidores168
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações400
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proprietario-atual-so-responde-por-divida-condominial-antiga-se-ela-for-posterior-ao-registro-do-condominio/661846059

Informações relacionadas

Lucas Martins Borges de Alencar, Advogado
Artigosano passado

Usucapião - Aquisição originária da propriedade e seus critérios universais

Rafael da Silva Aires, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Acordo Extrajudicial

Willams Melo , Advogado
Modeloshá 4 anos

Petição de Juntada de Termo de Acordo - Extinção do Processo com Resolução de Mérito

Thiago Bravo, Advogado
Artigoshá 3 anos

A Confissão de Dívida em Parcelamentos e a Discussão Posterior do Tributo

Munir Kalil, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo de petição informando o cumprimento de acordo para extinguir a ação com resolução de mérito

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É injusto o comprador assumir dívidas de condomínio, mesmo porque basta uma pessoa ser incauta para ser enganada.
Uma sugestão bastante simples:
Que o condomínio seja obrigado a registrar em cartório, na matrícula do imóvel, as dívidas de condomínio para que os cartórios sejam impedidos de efetuar a transferência nesses casos.
Se não registrar, o novo adquirente não poderá ser responsabilizado. continuar lendo