Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Perspectivas para o mercado imobiliário em 2019


Este Ano deve ser o ano da retomada do mercado imobiliário no Brasil. Recentes levantamentos do setor indicam um viés de alta nos últimos meses de 2018. A esperança é que a nova equipe econômica do Governo Federal consiga ajustar as contas públicas, gerar mais empregos, melhorar a renda do trabalhador e manter a tendência de queda dos juros aplicados nos financiamentos de imóveis.

O mercado imobiliário possui um ciclo composto por quatro fases: expansão, excesso, recessão e recuperação. Após a crise que assolou o mercado imobiliário no começo desta década, entramos na fase da recuperação no segundo semestre de 2017. Desde então, o setor passou a demonstrar melhoras gradativas e substanciais, em especial nas vendas, que cresceram cerca de 10% neste ano.

Devido a diversos fatos, entre os quais se pode destacar a queda da inflação, a diminuição da taxa de juros e de financiamento, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, a iminente regulação do distrato e ainda as definições políticas nos cenários estaduais e federal, o mercado imobiliário tem notado um significativo aumento no índice de confiança de empresários e consumidores.

Prova disso é que houve um aumento de 52% no número de unidades comercializadas na cidade de São Paulo de janeiro a junho de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, melhor resultado desde o início da crise em 2013. Outro exemplo que demonstra a reação do mercado imobiliário é que o lançamento de novos projetos cresceu 30% no terceiro trimestre deste ano e, segundo corretores e investidores, a movimentação cresceu ainda mais depois das eleições.

Esse ambiente tem criado expectativas bastante positivas para o setor em 2019. Segundo dados, sinais, indicadores e sobretudo especialistas, deveremos entrar em um período de normalidade econômica. Com isso, a tendência é de crescimento para o próximo ano, ainda mais considerando que teremos a entrada em vigor de algumas novidades, como o aumento do teto para a compra de imóvel com FGTS para R$ 1,5 milhão e a ampliação do Programa Minha Casa Minha Vida.

Ao que tudo indica, 2019 deve ser um bom ano para quem quer vender ou comprar um imóvel e também para quem quer investir no mercado, seja no setor residencial, cuja tendência são imóveis compactos com infraestrutura e a locação por temporada, seja no setor comercial, no qual as empresas têm apostado em um conceito mais colaborativo, com espaços mais amplos e menos divididos, seja ainda em fundos imobiliários, que voltam a ser uma boa opção de investimento.

(Por: Gustavo Milaré / Fonte: Portal Administradores)

_________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) Cuidados do síndico para a cobrança eficaz da taxa condominial

2) Condomínio e relações de Consumo

3) Condomínio - Locação por temporada ou Airbnb

_________________________________________________

GUIA USUCAPIÃO 2018 - Entenda todos os requisitos de todas as espécies do Usucapião! Confira!!

COMBO DE PETIÇÕES - 14X1 - Direito Imobiliário/ Família/ Previdenciário / Penal / Trabalhista/ Cível...

  • Sobre o autorADIMPLENTE REGULARIZAÇÃO IMOBILIÁRIA
  • Publicações250
  • Seguidores168
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2890
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/perspectivas-para-o-mercado-imobiliario-em-2019/663008768

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

JAMAIS... vai recuperar o mercado de imóveis...em 13 anos d e PT..quando começaram aparecer os roubos do PT ..Lula usava falas e casos para desviar atenção do povo e não focar nos ROUBOS.. então disse a palavra que ODEIO ..Lula disse a economia esta BOMBANDO..foi maior erro ..irrecuperável..por que os comerciantes e industriais ..sempre tiveram a mania d e AUMENTAR PREÇOS ..pois tivemos anos de inflação altissima que só acabou com Collor e FHC, mas a mania d e aumentar continuou e foi o que fizeram TODOS SETORES alimenticio,Imobiliario,vendas e aluguel...TUDO em 13 anos de PT aumentou 300% ..enquanto que no mesmo período em País d e políticos honestos como EUA ..e Europa nos mesmos 13 anos aumentou 1,8%...Acontece que o salário do povo ..nesses 13 anos não aumentou 300% NUNCA...e o que vemos com a Dilam e Temer ..TODA ECONOMIA PARADA E QUEBRANDO FIRMAS TODOS DIAS ..por que é dificil abaixar preços..ai as firmas quebram..mas não abaixam...foram 9.000 mil Firmas quebrando no PT e continuam quebram...QUAL SOLUÇÃO Bolsonaro ?? aumentar salarios d e todo mundo 300% ...ou mandar abaixar preços de tudo 300% duas situações IMPOSSIVEIS de fazer ..o ESTRAGO COM A MALDITA PALAVRA . ". A ECONOMIA ESTA BOMBANDO ." dita pelo larápio do Lula bêbado..fez ...foi a desgraça do Brasil...que estava uma maravilha quando o ECONÔMICO ou MUNHECA Fernando Henrique entregou o País ao Lula ..dizem economistas que se aparecer um SUPER PRESIDENTE como foi Collor e FHC ...vai demorar 50 anos para economia voltar ao que era na epoca do FHC...se não aparecer este Super Presidente..vai de morar 100 anos, para Vcs terem uma idéia do ENORME ESTRAGO QUE O PT FEZ NA ECONOMIA nesses 13 anos ...hoje uma bela casa casa nos EUA e Europa custa $50.000 mil aqui uma porcaria pedem $500.000 mil A Caixa financiou e teve 70.000 imóveis devolvidos ..o cara não consegue pagar...este financiamento é ilusão, mais uma arapuca do governo..Todas Construtoras paradas e falidas Carreful tudo vazios ...um X salada aqui $18 ..lá nos EUA $1 dolar ..gasolina lá comida TUDO MAIS BARATO..QUE NO BRASIL.. continuar lendo

estou com um processo de Usucapião na Defensoria Pública, bem demorado, muito burocrático, mas; que fazer, afinal, só me resta esperar, gostaria de ver esta situação resolvida, moro a mais de 35 anos, a cada movimento na Defensoria, eles acham um novo assunto para questionar, enquanto isto, moro muito mal com mais três idosos, e nada posso fazer..., vou copiar (se possível) este guia de Usucapião, quero entender... continuar lendo