Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Falhas em construção de imóvel embasam indenização a proprietário


A Vara Única de Parelhas condenou duas pessoas responsáveis pela construção de um imóvel, financiado em 2012 pelo programa Minha Casa Minha Vida, o qual apresentou diversos defeitos como infiltrações, rachaduras no forro e cerâmicas, dentre outros problemas.

O proprietário do imóvel apresentou no processo “um laudo técnico elaborado por profissional competente e de fotografias do imóvel, todos demonstrando a existência dos defeitos” apontados. Nesse laudo de engenharia, foi constatado que os danos decorreram de “falhas no sistema de impermeabilização adotado”, os quais poderiam ser afastados com aplicação da técnica adequada, associada a obediência dos projetos específicos usados nesse tipo de serviço.

Ao julgar a causa, o magistrado de Parelhas, Adriano Araújo, considerou aplicável o Código de Defesa do Consumidor e destacou que os problemas na construção da residência interferiram tanto no desempenho e vida útil do imóvel “como também na saúde, segurança e habitabilidade do seus ocupantes”. Desse modo avaliou como “urgente a implementação das medidas corretivas e os reparos necessários”. Nesse sentido, tendo em vista a ausência de manifestação dos construtores demandados, apesar de devidamente intimados a apresentar sua versão dos fatos, o magistrado concluiu que “não há como eximir a responsabilidade destes em reparar os danos causados”.

Além disso, em relação aos danos morais pleiteados, o magistrado destacou que a “parte autora vivencia, no dia a dia, todos os inconvenientes e transtornos inerentes aos defeitos verificados”. E que esse abalo de ânimo “em verdade, transborda o mero aborrecimento” sendo gerador do direito à indenização.

Assim, na parte final da sentença, foi determinado que os demandados realizem os reparos necessários no imóvel da parte autora, de modo a sanar a totalidade dos vícios apontados, sob pena de serem obrigados a pagar o valor integral do serviço. Houve também a condenação dos demandados a pagar a título de dano material as quantias anteriormente despendidas para a realização de reparos no imóvel; e ainda foi estabelecida a obrigação de pagar a título de danos morais a importância de R$ 15 mil, acrescida de juros e correção monetária.

Procedimento Ordinário nº: 0101760-23.2016.8.20.0123

(Fonte: TJ-RN)


➡️ CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Super Guia Prático Usucapião 2019 - Aprenda de forma dinâmica e inovadora todas as espécies de Usucapião, que geram tanto sucesso no Ramo Advocatício e com certeza trará lucros consideráveis para sua Carreira.

Kit Petições Advogado 2019 - 14x1 - Exclusão do ICMS, Revisão da Vida Toda, Bancário, Penal, Cível, Trabalhista, Tributário e muito mais

Curso Completo 100% Online de Processo Civil 2019 a melhor banca de processualistas do País.

  • Sobre o autorADIMPLENTE REGULARIZAÇÃO IMOBILIÁRIA
  • Publicações250
  • Seguidores168
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações163
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falhas-em-construcao-de-imovel-embasam-indenizacao-a-proprietario/720564164

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)